Topo

Perrone

Improviso abre brecha para verba da Fifa em Itaquera

Perrone

07/09/2010 10h05

Uma das possibilidades que o projeto do estádio corintiano prevê para aumentar de tamanho é o uso de arquibancadas móveis. Seriam instaladas  para a Copa de 2014 e retiradas depois. Esse pode ser um caminho para a Fifa injetar dinheiro na expansão da arena visando o jogo de abertura. A entidade tem cerca de US$ 250 milhões para gastar em instalações provisórias durante o Mundial.

Essa verba pode ser usada em qualquer melhoria nos estádios que será aproveitada só durante a competição. O São Paulo, por exemplo, estava de olho neste dinheiro para construir um centro de imprensa provisório no Morumbi, entre outras obras exigidas  para o estádio de abertura. Mas a disputa por esse dinheiro foi um dos motivos de discórdia entre são-paulinos e o Comitê Organizador  Local (COL).

Na África do Sul, além de bancar instalações provisórias, a Fifa ofereceu equipamentos e móveis comprados por ela para esses locais temporários com 50% de desconto aos donos dos estádios, depois do Mundial. Por essa lógica, o Corinthians poderia instalar a arquibancada retrátil para ampliar seus estádio de 48 mil para 65 mil pessoas com dinheiro da Fifa e depois comprá-la pela metade do preço. Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, disse que tudo que valeu para a África do Sul valerá também para o Brasil.

Oficialmente, o COL mantém o discurso de que a Fifa não colocará dinheiro na construção de arenas. E que está seguro de que o Corinthians conseguirá R$ 180 milhões para aumentar seu futuro estádio.

Ao mesmo tempo, os corintianos insistem que não estão preocupados em receber jogos do  Mundial. "Isso é coisa do São Paulo, querer fazer estádio para um bando de caras que diz não a tudo", afirmou ao blog Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. "Não sei se aceitaríamos uma arquibancada bancada pela Fifa. Não sei se seria bom para o clube", completou o dirigente. Ele e Andrés Sanchez continuam afirmando que não colocarão um centavo numa possível ampliação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.