Topo

Perrone

Tite é criticado por colocar prata da casa só na fogueira

Perrone

24/07/2011 20h41

A troca de Danilo pelo jovem Elias no segundo tempo contra o Cruzeiro alimentou críticas disparadas contra Tite por causa do tratamento dispensado por ele aos jovens revelados pelo Corinthians.

Poucos diretores e muitos conselheiros afirmam que o técnico não dá atenção aos garotos. E que não aproveitou a boa largada do time no Brasileirão para colocar aos poucos na equipe atletas recém-saídos da base. Queriam que em momentos tranquilos, como na goleada contra o São Paulo, ele deixasse os meninos alguns minutos em campo. Poderiam se adaptar, sem tanta pressão.

Agora, os detratores do treinador se queixam de que ele só colocou Elias na fogueira, sob pressão, quando o time perdia o jogo. Desperdiçou a chance de preparar melhor o atleta em outros jogos menos tensos.

Concordo que Tite poderia olhar com mais carinho os pratas da casa para tentar estancar a saída de jovens corintianos para outros clubes, cada vez mais frequente. Seu trabalho no Nacional, porém, merece mais elogios do que críticas. Mas a derrota para o Cruzeiro mostrou também que há falhas na montagem do time, apesar da liderança no Brasileiro.

Um dos erros, na minha opinião, aconteceu na contratação de Renan, que não foi pedido por Tite, mas indicado por empresários aos cartolas. O Corinthians ficou com dois goleiros jovens. O mais prudente seria ter um reserva experiente para a vaga de Júlio César. Alguém que entrasse com mais sangue frio. Aparentemente, o bom Renan sentiu a pressão da estreia. Menos mal para a Fiel que o Corinthians segue na liderança e saiu de campo aplaudido, apesar da derrota.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.