Topo

Perrone

Eleição corintiana já vira caso de polícia

Perrone

08/10/2011 07h00

A campanha eleitoral no Corinthians mal começou e já tem o seu primeiro caso de polícia. O conselheiro Romeu Tuma Júnior acionou seu advogado para registrar uma acusação de incitação à violência e ameaça contra o presidente Andrés Sanchez.

O opositor alega que o cartola colocou sua segurança em risco baseado em uma nota publicada pelo "Painel FC", da Folha de S.Paulo. A coluna afirma que o dirigente comentou com seus aliados que teve vontade de parar as obras do Itaquerão e deixar que Tuma e Carlos Senger, presidente do Conselho Deliberativo, se explicassem com os torcedores (provavelmente furiosos).

Os dois tinham dito ao blog que cobravam transparência da diretoria nas obras do estádio. "O Andrés jogou a torcida contra a gente. Se algo acontecer comigo, já sabem quem foi o mandante. Acho que outra vez eles não vão levar a gente para a Libertadores, vão nos levar de novo para a polícia. No Corinthians, quando você pede transparência parece que está xingando a mãe dos caras", declarou Tuma Júnior.

Ele também usará como argumento nota divulgada por Senger, que repreendeu o presidente por entender que o dirigente jogou a torcida contra quem pede explicações. Tuminha deverá solicitar a abertura de um processo no Conselho contra o Sanchez.

Andrés não responde ao blog nem por meio de sua assessoria de imprensa. Segundo interlocutores do presidente, ele telefonou para o opositor e negou a declaração.

O caso mostra como o estádio será usado na eleição de fevereiro. O grupo de Andrés acredita que só um desastre com as obras pode tirar a vitória de Mário Gobbi. Uma das estratégias é pintar a oposição como uma força contrária à arena.

Por sua vez,  os adversários continuarão batendo na falta de transparência, mas os pré-candidatos Paulo Garcia e Osmar Stábile devem dar declarações simpáticas à construção.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.