Topo

Perrone

Galvão Bueno x CBF vira atração de jogo da seleção contra México

Perrone

11/10/2011 16h01

No programa "Bem Amigos", do Sportv, nesta segunda, Galvão Bueno alfinetou a CBF como raras vezes em sua carreira. Criticou os amistosos que desfalcam times no Brasileirão.

O narrador afirmou que jogos contra adversários frágeis "não são bons para a gente e nem para a seleção, mas devem ser bons para alguém". Ele insistiu em falar sobre detalhes comerciais das partidas do time nacional e de como é importante para os torcedores serem informados sobre isso. Não combina muito com seu estilo.

As críticas podem ser interpretadas apenas como uma maneira de o locutor mostrar independência em relação à CBF ou até como um pronunciamento quase oficial da emissora. Um protesto contra jogos com anêmica capacidade de atrair telespectadores, além de enfraquecerem o produto "Brasileirão".

Ao longo dos anos, o comportamento de Galvão nas transmissões serviu como indicativo do que pensa a Globo sobre temas ligados à seleção. Por isso, a partida contra o México não servirá apenas para observar o time de Mano. Será também uma termômetro para medir a temperatura atual da relação entre Globo e CBF.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.