Topo

Perrone

Campeões da Copinha precisam superar rejeição da diretoria a juniores

Perrone

25/01/2012 12h16

A arrasadora campanha do Corinthians na Copa São Paulo pressiona a dietoria do clube a se vacinar contra a alergia que desenvolveu nos últimos anos em relação a jogadores da base. Por mais que a maioria dos adversários tenha sido fraca, não dá para dizer que não há um jogador que se aproveite no campeão invicto.

Tite, que também tem olhado com desdém para o terrão corintiano, é o único que pode convencer os cartolas a abrir espaço para os garotos. Os dirigentes, porém, já sinalizaram que não têm planos para aproveitar imediatamente os talentos. A justificativa é a pouca idade (no máximo 18 anos). E desde quando juventude é defeito no futebol?

O gerente Edu disse à Folha de S.Paulo que forçar a integração dos atletas agora ao time principal seria prejudical a eles. Alega também que o fato de a Copinha acontecer em janeiro atrapalha porque o time já está montado. Como assim? É início de temporada.

Tal rejeição à molecada escancara a esquisita lógica instalada no Parque São Jorge. Na base, os meninos são disputados a tapa por conselheiros que querem apadrinhá-los e indicar agentes a eles. Quando chegam à idade de profissional, são preteridos por atletas que vem de fora.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.