Topo

Perrone

Lei da Copa é trunfo de Teixeira em briga na Fifa

Perrone

23/01/2012 18h37

Causa estranheza em Brasília o fato de a Bancada da Bola não ter sido mobilizada por Ricardo Teixeira antes do recesso de fim de ano. No Congresso Nacional esperava-se uma forte atuação do presidente do COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 para deixar a Lei Geral da Copa 100% ao gosto da Fifa.

O silêncio parece ter explicação no conflito deflagrado na federação internacional. Joseph Blatter, desafeto de Teixeira, sabe do bom relacionamento do brasileiro com um grupo de senadores e deputados. O suíço sempre contou a influência do presidente do COL no Congresso para aprovar a Lei da Copa. Enquanto Teixeira não acionar sua tropa parlamentar, Blatter pensará duas vezes antes de revelar detalhes do caso ISL, que supostamente incriminaria o brasileiro por corrupção.

Assim que os camaradas do presidente da CBF atenderem aos anseios da Fifa, Ricardo deixará de ter a Lei da Copa como trunfo.

Coincidentemente, a prometida abertura da caixa-preta por parte do suíço sofre seguidos adiamentos, enquanto a questão não se resolve na capital federal.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.