Topo

Perrone

Com Teixeira em crise, paulistas disputam poder na CBF

Perrone

15/02/2012 11h22

A atual crise enfrentada por Ricardo Teixeira detonou uma guerra paulista nos bastidores da CBF, no Rio de Janeiro.

De um lado estão Marco Polo del Nero e José Maria Marin, apelidado de Zé Das Medalhas (personagem de Roque Santeiro, famosa novela da Globo), desde que colocou no bolso um souvenir da Copa São Paulo.

Na outra ponta do cabo-de-guerra aparecem Andrés Sanchez e Reinaldo Carneio Bastos, vice da FPF e responsável pela Série B na CBF.

O presidente da Federação Paulista tem sido criticado na CBF por supostamente ter interesse em bombar o nome de Marin, vice que assumiria a entidade em caso de afastamento de Teixeira. Aliados do presidente da FPF atribuem os ataques à dupla Sanchez e Bastos. Afirmam que o chefe está irritadíssimo. Nos bastidores os dois lados trocam farpas.

Marin forte significa Del Nero com mais poder na CBF, algo que o corintiano diretor de seleções desfruta hoje. Quem demonstrar mais força na confederação será mais bajulado por dirigentes e presidentes de federações. Ficará em vantagem numa eventual disputa eleitoral, em 2015.

Del Nero e Sanchez não admitem, mas são considerados por seus colegas pré-candidatos à sucessão de Teixeira.

O cenário atual tem potencial pra reiniciar uma disputa interna na FPF entre Bastos e Del Nero. Eles romperam no célebre episódio dos ingressos para o show da Madonna que o São Paulo teria oferecido ao trio de arbitragem na última rodada do Brasileirão-08 com ajuda do vice. Porém, por razões políticas se suportam até hoje.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.