Topo

Perrone

Ex-presidente Belluzzo ajuda Palmeiras a obter crédito para contratar Wesley

Perrone

24/02/2012 06h00

Luiz Gonzaga Belluzzo agiu como intermediário para ajudar o Palmeiras a conseguir uma carta de crédito a fim de contratar Wesley. Apesar de ser considerado inimigo número um da maior parte da atual diretoria, o ex-presidente trabalhou para convencer uma instituição financeira a financiar o alviverde na empreitada.

O Werder Bremen exigia carta de crédito de um banco de primeira linha, e o clube brasileiro tinha dificuldade para atender essa exigência. Belluzzo desatou o nó. Mesmo assim, a contratação ainda não foi concretizada. A diretoria afirma que faltam detalhes relativos ao investidor que entrará com 2 milhões de euros, valor da primeira parcela da compra. A carta de crédito bancará os 4 milhões restantes da operação.

"Agi apenas como membro do COF (Conselho de Orientação Fiscal) do Palmeiras. O clube queria muito esse jogador, por isso decidi colaborar. Ajudei a montar a equação financeira para permitir que o Palmeiras conseguisse a carta de crédito", disse o ex-presidente ao blog, sem revelar o nome do banco parceiro. Se a negociação for sacramentada, os alemães poderão descontar o valor da carta de crédito à vista, mas o Palmeiras terá um longo prazo  pagar ao banco.

"Ajudei porque meu compromisso é com o time, não estou preocupado em inflar meu ego, caso contrário levaria meu ego num borracheiro para inflá-lo", afirmou o ex-presidente. Uma ala da diretoria elogia Belluzzo pela ajuda. Mas há os que criticam Arnaldo Tirone por recorrer ao antecessor. O atual presidente disparou incontáveis críticas na direção do ex-presidente durante a disputa eleitoral.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.