Topo

Perrone

Corinthians nega que fundo seja dono de estádio, mas oposição vê propaganda enganosa

Perrone

20/03/2012 10h30

A oposição corintiana planeja um movimento junto a torcedores para protestar contra a diretoria, além de analisar se pode ir à Justiça e ao Conselho Deliberativo do clube para pedir punição a dirigentes.

O motivo de revolta é a revelação feita pelo UOL Esporte de que documento assinado pelo vice-presidente do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg, e entregue ao Ministério Público, mostra que um fundo imobiliário será o verdadeiro dono do Itaquerão. Isso até os alvinegros pagarem a dívida de R$ 740 milhões gerada pela construção da arena. Até lá, a Odebrecht seria dona da arena junto com o fundo.

"De quem é o estádio não se trata de opinião, é factual. O Timão é o dono. E eu não mandei carta alguma ao Ministério Público, estive lá explicando a complexa montagem financeira", disse Rosenberg ao blog.

"A Odebrecht não é dona, ela só entra no fundo para cobrir eventuais inadimplências do Timão, que é o dono. As receitas do estádio é que são dadas como garantias", completou o dirigente.

 Já a oposição afirma que irá ao Ministério Público para obter detalhes da situação. E lembra que o projeto do Itaquerão foi aprovado com Rosenberg e o então presidente Andrés Sanchez afirmando que o Corinthians seria o único dono.

Os opositores, que pedem para não terem seus nomes divulgados, alegam que a novidade é a prova de que houve propaganda enganosa para a aprovação do projeto. Os mais exaltados falam em "estelionato eleitoral", já que o fato de o Corinthians ter a casa própria foi um dos principais pontos da campanha do novo presidente, Mário Gobbi.

Dentro do grupo opositor, porém, há quem acredite ser difícil alguma medida contra a diretoria. Isso porque tudo que possa parecer contrário ao estádio é impopular e pode despertar a ira da torcida.

Pensando nisso, líderes oposicionistas falam num abaixo assinado de torcedores pedindo explicações à cúpula corintiana, já que a torcida teria sido a maior enganada com a suposta propaganda traiçoeira.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.