Topo

Perrone

São Paulo ganha status na CBF com discusro de Juvenal contra Liga, mas Corinthians é ameaça

Perrone

28/03/2012 17h00

No encontro da última segunda, que reuniu na CBF dirigentes de clubes paulistas e cariocas com José Maria Marin, Juvenal Juvêncio se destacou como líder do movimento contra a criação de uma Liga Nacional.

O presidente do São Paulo pediu a palavra e explicou que o momento não é o de criar uma nova entidade. Entre outros motivos porque não há contrato da Globo para ser negociado. E porque a atitude soaria apenas como um gesto oportunista para aproveitar o momento de início de gestão do novo presidente.

Juvenal deixou a sede da CBF certo de que os representantes de Palmeiras, Santos, Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo concordaram com suas palavras. Todos juntos desanimariam outros times que queriam a Liga, como o Atlético-MG.

O são-pauilno nega que tenha discursado com objetivos políticos. Mas é inegável que a atitude fortalece mais ainda o cartola com o novo presidente da CBF, ex-jogador do São Paulo, e com Marco Polo Del Nero, cartola  da FPF, da Conmebol e da Fifa, além de seu ex-desafeto.

Mas há um obstáculo que pode impedir Juvenal de triunfar como dirigente que sufocou a Liga: o Corinthians. O alvinegro não enviou representante para o encontro. E não se pronunciou oficialmente sobre a criação de uma nova entidade.

Tradicionalmente, os corintianos se alinham com o Flamengo. Por sua vez, Patrícia Amorim é contrária a Liga, defendida por Márcio Braga, seu desafeto político. Mas não há garantias de que o Corinthians não vá tentar arrastá-la para outro lado.

Andrés Sanchez, ex-presidente alvinegro, não se bica com Del Nero e Marin, o que pode levá-lo a tentar convencer Mário Gobbi, seu sucessor no Parque São Jorge, a fazer oposição à CBF. Se isso acontecer, haverá uma nova edição do duelo entre corintianos e são-paulinos, como ocorreu na implosão do Clube dos 13.

A tendência, no entanto, é de que o jogo de xadrez se arraste nos bastidores antes de uma declaração de guerra.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.