Topo

Perrone

Na contramão de combate à violência, jogos fazem sucesso com emboscadas de torcidas

Perrone

02/04/2012 06h00

Ao mesmo tempo em que se discute o fim da violência entre uniformizadas, bomba na internet o GTA de torcidas organizadas. O GTA é uma série de jogos para computadores com sucesso mundial, mas que gera polêmica por seu coneteúdo violento.

A versão com as torcidas na maioria das vezes simula emboscadas. Tem para todos os gostos, Gaviões da Fiel x Independente, Mancha x Gaviões, colorados contra gremistas, brigas entre torcedores com a camisa do clube, estampando o patrocinador, e até confrontos entre torcidas de Estados diferentes, como um duelo com fãs de Bahia e Coritiba.

Os gritos de guerra são os mesmos entoados nos estádios e os enredos dos jogos seguem  o que se vê nas brigas, como  roubos de faixas e ciladas pra lá de traiçoeiras. A violência virtual é uma cópia fiel da brutalidade real, já fora de controle.

Como lembra o leitor TahtoSP em seu comentário, o modelo com as brigas de torcidas é uma modificação pirata feita no jogo original, com confrontos entre gangues.  Abaixo, imagens disponíveis na internet.

Imagem de jogo que simula conflito entre torcidas paulistas

 

 

 

Torcida do Cruzeiro representada em game

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.