Senado se recusa a receber Valcke no lugar de Blatter
A Comissão de Educação e Esporte do Senado não aceitou receber Jérôme Valcke como representante da Fifa em audiência pública no próximo dia 11. Em reunião nesta manhã foi cancelado o evento, que será marcado em nova data.
Secretário-geral da Fifa, Valcke já não era aceito como interlocutor da Fifa pelo Governo Federal desde que sugeriu um "pé no traseiro do Brasil" para acelerar as obras da Copa.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, havia dito que não compareceria à audiência por não ter data em sua agenda. Sugeriu o próximo dia 10, e a sugestão foi aceita pelos senadores. Ele será ouvido separadamente.
A comissão irá mandar novo convite para Joseph Blatter, esperando que a entidade entenda que se trata de um chamado intransferível. Convidado da primeira vez, o presidente da federação internacional avisou nesta segunda que enviaria Valcke em seu lugar.
A indicação do francês foi interpretada pelo Governo Federal como um erro estratégico da Fifa, que desgastaria mais a imagem do secretário-geral e acirraria os ânimos.
A recusa do Senado em recebê-lo é um recado para a Fifa de que a comissão está alinhada com o Ministério do Esporte e a presidente Dilma Rousseff em relação a rejeitar a presença de Valcke nas tratativas sobre a Copa de 2014.
Outra decisão tomada pelos senadores foi incluir na futura audiência as comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.