Em jantar secreto, ex-líder do governo articulou para Valcke receber ministro do Esporte
O ministério do Esporte faz questão de ressaltar que partiu da Fifa a iniciativa de marcar uma reunião no próximo dia 8 com a presença dos desafetos Aldo Rebelo e Jerôme Valcke.
Porém, o blog apurou que a sugestão do encontro foi feita pelo ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP). Há pouco mais de um mês o deputado federal deu a ideia para Valcke durante um jantar organizado sob sigilo em Zurique.
Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira e integrante do COL, também participou do encontro realizado num restaurante. Vaccarezza havia acabado de deixar a liderança do governo na Câmara e viajou para a Europa. Após encontrar um amigo com trânsito na Fifa, teve a ideia do jantar.
O deputado, que disparou contra Valcke no episódio do chute no traseiro, faz parte da ala governista com receio de atrasos na organização da Copa de 2014 provocados pelo rompimento com o secretário-geral da federação, liderado por Aldo.
O mesmo grupo entende que Valcke é quem manda em termos de Copa dentro da Fifa, mais do que o presidente da entidade. Por tanto, manter-se afastado do francês seria um erro grave cometido pelo Ministério do Esporte. A atitude teria um efeito congelante nos preparativos para 2014.
Valcke, que já conhecia o deputado, concordou com a ideia de abrir as portas da Fifa para reaproximação do ministro. Em seguida, Joseph Blatter fez o convite formal para Aldo. No próximo dia 8, o brasileiro estará na Fifa.
Interlocutores de Aldo afirmam que ele ainda está arredio em relação a fazer as pazes com Valcke, apesar de ter confirmado presença no evento. Mas na Fifa há quem acredite que o próprio ministro queria a realização do encontro.
O ministro tem sido alertado por governistas de que está arriscado a ser responsabilizado por atrasos devastadores para o Mundial. E que, se isso acontecer, poderá ser acusado de pensar mais em alavancar sua imagem como defensor do país do que no bem da Copa. Pegaria muito mal junto ao eleitorado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.