Topo

Perrone

Ex-rebelde, presidente da federação gaúcha apoia candidatura de Del Nero na CBF

Perrone

18/06/2012 17h38

Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha, assinou documento de apoio à candidatura de Marco Polo Del Nero à vice-presidência da CBF. O gesto significa uma reviravolta na política do futebol brasileiro. E arrasa de vez a campanha de Zagallo para ocupar a mesma cadeira.

Novelletto era um dos líderes do grupo que se rebelou contra o poder paulista na CBF, simbolizado por Del Nero, presidente da Federação Paulista. Caso se torne vice-presidente, Marco Polo será o primeiro na linha sucessória de Marin, caso ele renuncie.

Novelletto combatia a candidatura do paulista por acreditar que antes da saída de Ricardo Teixeira estava combinado que José Maria Marina ficaria na presidência até poder passar o cargo para Del Nero.

A aproximação de Novelletto com a nova cúpula da CBF começou na partida entre Brasil e Argentina, nos Estados Unidos. O gaúcho foi ao camarote em que estava Marin e assistiu lá ao jogo.

De volta ao Brasil, na semana passada, assinou a lista de apoio ao cartola paulista. "Aqui não tem crise. Disse ao Marin que estava com ele no dia em que assumiu a presidência. Por isso assinei a lista do Marco Polo, estamos alinhados. Assinei, mas disse a ele que ainda temos problemas para resolver. Vamos sentar e conversar", afirmou Novelletto ao blog.

Ele se refere ao fato de se sentir ofendido por declarações de Del Nero no auge do movimento de resistência contra os paulistas, cada vez mais enfraquecido.

A trégua entre Del Nero e Novelletto deve acalmar dirigentes de Grêmio e Internacional. Eles temiam ser prejudicados por erros de arbitragem no Brasileiro por causa da rebeldia da federação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.