Topo

Perrone

Dirigente do Santos é acusado de falta de ética por ser ligado a dois patrocinadores; diretoria sai em defesa

Perrone

14/07/2012 06h00

Alvaro de Souza, um dos homens de confiança do presidente do Santos, é acusado de desrespeitar o estatuto do clube, agir de maneira antiética e viver um conflito de interesses.

Membro do Conselho Gestor do clube, ele é acionista e integra o Conselho de Administração de dois parceiros santistas: a CSU, que tem um espaço no número da camisa do time e trabalha no programa de sócio-torcedor, e a Ambev, parceira dos quatro grandes clubes de São Paulo.

A crise começou na reunião do Conselho Deliberativo do Santos na última quinta, quando o conselheiro Vágner Lombardi questionou a dupla jornada de Souza no clube e na CSU.

Em sua resposta, o cartola falou que também é ligado à Ambev. Afirmou que não há conflito de interesses, pois sai da sala nas reuniões no Santos sobre as duas empresas. E faz o mesmo na Ambev e na CSU quando se discute algo sobre o clube.

O tema ganhou corpo durante a sexta-feira. A oposição se movimentou no sentido de fazer uma representação formal ao Conselho Deliberativo alegando que Souza desrespeitou o artigo 61 do estatuto do clube.

Essa regra proíbe membros do Conselho Gestor (órgão que ajuda o presidente a tomar as decisões mais importantes) a manter atividade profissional com o Santos. Para essa ala, o fato de Souza integrar o Conselho de Administração das parceiras configura um relacionamento profissional com o clube.

Em seu site, a CSU diz que os membros do conselho de administração estão proibidos de atuar em operações ou negócios que tenham conflitos de interesse com a empresa. Os conselhos de administração são responsáveis por estabelecer diretrizes e estratégias das companhias.

Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa do Santos disse que Souza não se manifestaria. A diretoria, porém, enviou nota defendendo o conselheiro gestor. Leia abaixo na íntegra.

Ter o Alvaro de Souza como colaborador voluntário do Clube desde dezembro de 2009 é um privilégio para o Santos FC. Significa ter em nosso Comitê de Gestão, sem remuneração alguma, um profissional apaixonado pelo Santos e com a experiência de ter exercido a Presidência de bancos, grandes empresas e Conselhos de Administração de proporções globais: Citibank, Credicard, Ultraquímica, Mastercard International, Gol Linhas Aéreas, Duratex e Ambev, entre outras.

O Alvaro é conselheiro independente da CSU há cerca de três anos. Importante lembrar que a empresa, desde 2010, tem sido patrocinadora do Clube, ocupando os números de nosso uniforme. Primeiro, com patrocínio pontual. A partir de 2011, com patrocínio fixo. É, portanto, uma das maiores parceiras nesta fase de reconstrução que a nossa gestão iniciou no Santos há 30 meses. No final de 2011, a parceria estendeu-se para o programa Sócio Rei, que promete ser, a médio prazo, um dos mais modernos programas de relacionamento com o associado do mundo, com sistemas de pontuação e a transformação da carteira de sócio em um cartão, que pode ser acoplado ao modo crédito.Como é frequente no mundo corporativo, quando um profissional ocupa posições de Conselho de Administração em empresas que têm transações entre si, ele se abstém de votar em assunto que digam respeito a estes negócios e, obrigatoriamente, não participa de reuniões em que estes negócios sejam discutidos. Esta foi sempre a atitude do Alvaro de Souza nas reuniões do Comitê de Gestão do Santos FC em que os contratos relativos às parcerias e patrocínios com a CSU foram discutidos e assinados.

O Alvaro de Souza tem uma biografia reconhecida internacionalmente e é um dos mais respeitados profissionais do mercado pelo comportamento exemplar. Pelo seu nível ético e pela transparência de nosso relacionamento com a CSU, o Santos FC entende que não existe qualquer conflito.

Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro
Presidente

Odílio Rodrigues Filho
Vice-presidente

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.