Topo

Perrone

Julgamento de Havelange gera movimento para Teixeira perder título de patrono da CBF

Perrone

19/07/2012 16h54

Se João Havelange pode perder o cargo de presidente de honra da Fifa, Ricardo Teixeira também deveria ter o seu posto de patrono da CBF colocado em xeque. Esse é o argumento de desafetos do ex-presidente da Confederação Brasileira para extinguir o título honorário.

Na Fifa, Joseph Blatter se pronunciou favoravelmente a destituição de Havelange e criou uma espécie de julgamento para decidir o caso. Como Teixeira está envolvido na mesma acusação de suborno, seus desafetos querem que a CBF faça uma assembleia para decidir se ele deve ter seu nome riscado da entidade.

José Maria Marin, no entanto, já foi pressionado antes para ir contra Texieira e resistiu. Afirmou que seu antecessor continuará recebendo salário da entidade como consultor.

O fato de RT e JH terem feito um acordo com a Justiça suíça para evitar condenação por suborno não mudou a admiração que Marin tem pela dupla. Os dois foram acusados de receberem juntos mais de R$ 45 milhões em propinas da empresa ISL.

O ex-presidente virou patrono da CBF por iniciativa de Marin, que sugeriu a honraria em assembleia da entidade. Ninguém levantou a voz contra.

Com pouco poder político para tirar o título de Teixeira, a estratégia de seus detratores é alimentar o movimento sem aparecer até que ele ganhe corpo e deixe a cúpula da CBF no mínimo constrangida.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.