Topo

Perrone

Pressionada, diretoria do Santos tenta coibir atos hostis na Vila Belmiro

Perrone

05/08/2012 06h00

Alvo de protestos de torcedores, a diretoria do Santos tomou medidas para tentar coibir atos hostis e violentos contra funcionários, dirigentes e delegações visitantes. No último jogo na Vila Belmiro pelo Brasileiro, diante da Ponte Preta, foram afixadas no estádio folhas com cópias do Artigo 14 do estatuto do clube.

Ele fala sobre suspensão de sócios que ofenderem ou agredirem associados, visitantes, autoridades ou qualquer pessoa no clube ou fora dele por motivos relacionados à atividade que o agredido desenvolve no Santos.

Recentemente, após a eliminação na Libertadores, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi duramente hostilizado por torcedores. Eles reclamavam de o presidente ter dito que torceria na final pelo algoz Corinthians.

Para conselheiros da oposição, a divulgação das punições tem como objetivo impedir até críticas à diretoria. Isso porque o artigo 14 também prevê medidas contra quem desrespeitar membros dos órgãos sociais do Santos ou fizer algo que seja considerado promover discórdia no clube.

De fato, o clima tem sido tenso na Vila. Num dos episódios mais emblemáticos, um sócio agrediu um funcionário após uma confusão em sua entrada no estádio. Cartolas dizem querer evitar problemas como esse.

De acordo com conselheiros, um funcionário do clube tem ficado perto do banco de reservas dos visitantes com uma câmera de vídeo, alvo constante de cusparadas de torcedores santistas.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.