Filial japonesa da Gaviões faz manual de comportamento para Mundial e veta brinco
A unidade da Gaviões da Fiel no Japão postou em sua página no Facebook uma cartilha para explicar aos torcedores como se comportar no Mundial de Clubes. Isso para quem ficar na mesma área da torcida organizada.
O manual diz para o torcedor não usar brinco ou piercing, não gritar gol antes de a bola entrar e não vaiar o time. Também lembra que usar preto é tradição, entre outras regras.
As normas são adotadas pela organizada no Pacaembu e em outros estádios brasileiros. Quem veste a camisa roxa do time, por exemplo, normalmente não consegue se instalar na parte em que fica a uniformizada, pois passa a ser hostilizado. Até as camisetas brancas não são bem aceitas.
A filial japonesa justifica a publicação do guia comportamental pelo fato de muitos torcedores que moram no país nunca terem assistido a um jogo numa torcida organizada. E ressalta que muita gente vai escolher a mesma área da Gaviões por ser o setor mais barato. Mas sem saber onde se meteu.
O aviso explica também que não são proibições, apenas dicas. E arremata: "você pode ser cobrado." Leia baixo o comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.