Topo

Perrone

Filial japonesa da Gaviões faz manual de comportamento para Mundial e veta brinco

Perrone

12/09/2012 11h54

A unidade da Gaviões da Fiel no Japão postou em sua página no Facebook uma cartilha para explicar aos torcedores como se comportar no Mundial de Clubes. Isso para quem ficar na mesma área da torcida organizada.

O manual diz para o torcedor não usar brinco ou piercing, não gritar gol antes de a bola entrar e não vaiar o time. Também lembra que usar preto é tradição, entre outras regras.

As normas são adotadas pela organizada no Pacaembu e em outros estádios brasileiros. Quem veste a camisa roxa do time, por exemplo, normalmente não consegue se instalar na parte em que fica a uniformizada, pois passa a ser hostilizado. Até as camisetas brancas não são bem aceitas.

A filial japonesa justifica a publicação do guia comportamental pelo fato de muitos torcedores que moram no país nunca terem assistido a um jogo  numa torcida organizada. E ressalta que muita gente vai escolher a mesma área da Gaviões por ser o setor mais barato. Mas sem saber onde se meteu.

O aviso explica também que não são proibições, apenas dicas. E arremata: "você pode ser cobrado." Leia baixo o comunicado.

Comunicado publicado pela filial japonesa da Gaviões no Facebook

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.