Topo

Perrone

Retorno de Kaká mostra que Brasil tem mais dificuldade em montar time do que para entregar estádios da Copa

Perrone

11/10/2012 17h29

 O excelente retorno de Kaká à seleção contra o Iraque marca mais uma reviravolta na preparação do time brasileiro. Mano Menezes terá mesmo que rever seus conceitos e remontar a equipe que teima em não ficar pronta para a Copa do Mundo.

É mais um recomeço de trabalho. Seguindo ordens de Ricardo Teixeira, o treinador deu o pontapé inicial rumo a 2014 banindo jogadores que fracassaram na África do Sul.

Não deu liga e ele recorreu a alguns veteranos, como Ronaldinho Gaúcho, mas se decepcionou com eles. Retomou o trabalho com os novatos, não venceu a Olimpíada e voltou a abrir as portas para um ou outro medalhão. Luis Fabiano foi lembrado, mas não parece estar nos planos para o Mundial, ao contrário de Kaká.

A menos de um ano da Copa das Confederações, o jogador do Real pinta agora como o escolhido para liderar a molecada, que até então era treinada para se virar sozinha. O volante Paulinho, distante da seleção num passado recente, também começa a ganhar espaço.

Com essas idas e vindas, o Brasil começa a ter mais problemas para construir o time do que para erguer os estádios da Copa.

A Fifa acredita até que as arenas de Recife e Salvador, ainda oficialmente ameaçadas de ficarem fora da Copa das Confederações, estarão prontas. Porém, já existe um certo receio de cartolas da federação internacional de que o país anfitrião não chegue à competição na ponta dos cascos. E nem no Mundial.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.