Topo

Perrone

Terceiro lugar de Serra em Itaquera mostra que estádio corintiano não ajuda PSDB

Perrone

10/10/2012 06h00

 As urnas de Itaquera (248º zona eleitoral de São Paulo) revelaram que o apoio do PSDB à abertura da Copa não região não atraiu votos para o partido na área.

Candidato mais bem votado no geral, o tucano José Serra ficou só em terceiro lugar na contagem de votos na sessão de Itaquera. Terminou atrás de Fernando Haddad e Celso Russomano.

Serra obteve 20,42% dos votos da região, bem abaixo dos 30,75% que registrou na cidade inteira. Em Itaquera, o candidato do PT, partido que apadrinhou o Itaquerão por meio de Lula, liderou com 32,57%. Resultado melhor do que os 28,98% obtidos por ele no geral. Tradicionalmente, o PT é mais forte na Zona Leste. Mesmo assim, Haddad foi às obras do estádio corintiano no último dia de campanha.

Terceiro colocado e fora do primeiro turno, Russomano ficou com 27,12% dos votos na zona eleitoral próxima à arena alvinegra, quase 7% de vantagem sobre Serra.

Reprodução do site do TSE com resultado em Itaquera

O desempenho ruim do candidato do PSDB em Itaquera deu força ao discurso do presidente do São Paulo. Juvenal Juvêncio disse mais de uma vez aos tucanos que o apoio ao Itaquerão não iria fortalecer o partido na Zona Leste.

O cartola argumenta ser inútil, em termos eleitorais, o esforço do PSDB em comprometer o governo com a abertura da Copa em São Paulo (o Estado é o responsável, entre outras coisas, pelas arquibancadas móveis do estádio). Ou, como diz um colaborador de Juvenal, o governo paulista coloca azeitona na empada do PT ao colaborar com a arena corintiana.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.