Topo

Perrone

Fifa e Ministério do Esporte querem distância de Del Nero e se aproximam de Ronaldo

Perrone

27/11/2012 10h05

Valcke e Aldo preferem a companhia de Ronaldo

Jérôme Valcke e Aldo Rebelo jantaram juntos nesta segunda no Rio. O único prato indigesto do cardápio foi o envolvimento de Marco Polo Del Nero em investigação da Polícia Federal.

Secretário-geral da Fifa e ministro do Esporte digeriram o caso da mesma maneira. Ambos acreditam que a presença de Del Nero em eventos oficiais levará sua crise particular para a Copa do Mundo. Preferem ter por perto Ronaldo, membro do COL (Comitê Organizador Local).

O caso Del Nero estourou numa semana de agenda cheia. Na segunda, sem Marco Polo e José Maria Marin, mas com Ronaldo, houve visita ao Rio. Nesta terça é a vez de Curitiba, também sem a dupla de cartolas. Quarta, a ida será ao Itaquerão. E no sábado acontece o sorteio dos jogos da Copa das Confederações.

Manter distância do presidente da Federação Paulista, vice da CBF, dirigente da Conmebol e membro do Comitê Executivo da Fifa durante essa programação é o desejo de Valcke e de Aldo.

Del Nero: filme queimado na Fifa

Ambos concordam que seria constrangedor, por exemplo, Del Nero ser indagado por jornalistas num evento Fifa sobre seu problema policial.  Ele teve computadores apreendidos e precisou depor por suspeita de compra de informações sigilosas vendidas com a ajuda de policiais.

 O cartola nega ter cometido crime. O caso não tem a ver com suas atividades no futebol. Ele afirma ter contrato um detetive particular para levantar informações públicas sobre uma pessoa com quem teria relação comercial.

Para Fifa e Ministério do Esporte, porém, o escândalo é apenas mais um ponto negativo para Del Nero. A gestão da dupla na CBF é criticada. Altos salários pagos a eles mesmos (Marin aumentou sua própria remuneração) incomodam.

Também causa desconforto a estratégia de Del Nero colocar em posições estratégicas homens de sua confiança, apesar de não ser ele o presidente da CBF e do COL. No Comitê Organizador, por exemplo, foi nomeado por Marin Rogério Caboclo, vice de finanças da FPF. Ele é considerado olhos e ouvidos de Del Nero no órgão.

Pelo conjunto da obra, o cartola paulista é visto na Fifa como um problema de solução desconhecida. Assim como foi um dia Ricardo Teixeira. A diferença é que o cartola de múltiplas funções conseguiu tostar seu filme em muito menos tempo do que o ex-presidente da confederação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.