Topo

Perrone

Indiciada, chefe de gabinete da Presidência transita também no futebol

Perrone

24/11/2012 11h00

A ação da Polícia Federal no escritório da Presidência da República em São Paulo bate às portas do futebol brasileiro. Rosemary Novoa de Noronha, chefe do gabinete vasculhado pela PF, deixou suas pegadas no meio futebolístico nacional.

Agora indiciada sob suspeita de tráfico de influência, falsidade ideológica e corrupção, ela se destacou aos olhos dos dirigentes brasileiros em 2010, durante evento para lançar a Copa de 2014. Integrou uma restrita comitiva do então presidente Lula, que desembarcou na África do Sul no final do Mundial naquele país.

Nomeada para o cargo por Lula, ela impressionou cartolas e empresários de diferentes ramos durante o tour sul-africano pelo trânsito irrestrito com o presidente. Na ocasião, manteve contatos com Ricardo Teixeira e Orlando Silva Júnior, então ministro do Esporte e de quem é antiga conhecida.

Rosemary atraiu dirigentes interessados em se aproximar de Lula. E empresários que queriam entrar no negócio Copa do Mundo. Ao menos uma companhia aérea tentou ter a chefe de gabinete como interlocutora para se relacionar com a CBF e o COL (Comitê Organizador Local da Copa).

Ligada a outros nomes históricos no PT, como Zé Dirceu e Gilberto Carvalho, ela comandou o cerimonial de uma homenagem a Lula no Parque São Jorge. Na ocasião, o palmeirense Luiz Gonzaga Belluzzo e o são-paulino Juvenal Juvêncio não conseguiram entrar numa área reservada ao presidente e se irritaram.

Na operação deflagrada na sexta, dois diretores de agências nacionais indicados por Rosemary. Eles são da Anac (da aviação) e ANA (das águas). A PF investiga suposto esquema de pagamento de propinas em órgãos federais. E a cartolagem acompanha atenta aos desdobramentos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.