Topo

Perrone

Atrito da torcida do Palmeiras com PM, conselheiros e sócios do clube tem até vassourada

Perrone

06/12/2012 17h51

A grande confusão que marcou a final do Campeonato Paulista Sub-20 de futsal, nesta quarta, teve novo atrito das torcidas organizadas do Palmeiras com conselheiros e sócios do clube.

A confusão maior aconteceu depois de um jogador do Corinthians, que vencia por 7 a 4, agredir um adversário, ser expulso e acabar acusado de cuspir num símbolo alviverde. Os torcedores tentaram invadir a quadra e brigaram com PMs. Alguns aproveitaram o quebra pau para tentar acertar contas com sócios e conselheiros. A origem da rusga ainda é o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

O primeiro desentendimento aconteceu ainda no intervalo, antes da briga que interrompeu a partida. Wlademir Pescarmona,  61 anos e um dos pré-candidatos da oposição à presidentecia, foi envolvido num empura-empurra com torcedores.

"Um membro da Savóia (torcida organizada) veio me pedir pra ajudar a colocar mais torcedores dentro do ginásio. Expliquei que não poderia fazer nada, e ele me insultou. Disse que por causa de velhos como eu que o Palmeiras está nessa situação. Falou que todos os velhos do conselho têm que morrer. Uma hora não aguentei e respondi aos xingamentos. Aí vieram vários deles, começou uma troca de empurrões, mas a PM apareceu e resolveu tudo", disse Pescarmona ao blog

Ele afirma que não estava mais no ginásio quando estourou a confusão entre palmeirenses e corintianos, que acabou num confronto com a PM na rua. Pelo menos mais dois conselheiros estavam no tumulto. Um deles é Carlos Degon, que não atendeu aos telefonemas do blog para a sua casa até a publicação da primeira versão do post. Mais tarde, Degon entrou em contato com o blog e disse: "Não agredi ninguém, a polícia pediu para todos se retirarem do ginásio. Eu pedi para não usarem a força bruta porque ciranças estavam lá. Eu só me apresentei como conselheiro para pedir calma e proteger os associados".

"O tumulto aconteceu por causa do jogador do Corinthians. Não teve a ver com conselheiros e sócios", disse o diretor de sede, Faustino Caputo, minimizando o confronto. No entanto, ele afirmou que "um rapaz do clube foi atingido por um cabo de vassoura" e "um conselheiro foi contido por policiais".

Correção

Na primeira versã do post, por um erro de redação foi escrito torcida Pork's. A frase correta de Wlademir Pescarmona cita um membro da Savóia.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.