Topo

Perrone

Citado em pedido de CPI e investigado pela PF, Del Nero abre federação para policial deputado

Perrone

06/12/2012 06h00

 Duas horas e 30 minutos depois de Romário protocolar o pedido de CPI da CBF na Câmara, o site da Federação Paulista dava destaque a outro deputado federal: Protógenes Queiroz.

A página da FPF noticiou o lançamento do livro escrito por Protógenes. O evento aconteceu na sede da entidade, presidida por Marco Polo Del Nero. Ele é citado no pedido de Romário, que ainda pode ser esvaziado com a retirada de assinaturas.

 A manobra exige habilidade dos cartolas junto a parlamentares como Protógenes. Na condição de policial federal ele já esteve do outro lado do balcão, pois investigou dirigentes.

Protógenes conduziu as investigações sobre a parceria Corinthians/MSI, quando sua história se cruzou com a de Del Nero pela primeira vez. O presidente da FPF chegou a prestar serviços como advogado para Kia Joorabchian, um dos principais investigados por Protógenes. Del Nero também acompanhou os corintianos Alberto Dualib e Andrés Sanchez em audiência relacionada ao mesmo caso.

Curiosamente, Del Nero foi citado numa das gravações feitas à época pela equipe de Protógenes. Dualib, ex-presidente corintiano, fala do presidente da FPF como quem orientaria os investigados antes dos depoimentos.

Reprodução do site da FPF com destaque para protógenes

Protógenes se afastou da PF e se aproximou da cartolagem. Naturalmente, ainda é pelo menos razoavelmente bem informado sobre o que acontece na Polícia Federal, que tem justamente Del Nero como um de seus investigados. O cartola aparece em apuração sobre suposta venda de informações sigilosas por parte de policiais a advogados. O caso é citado no pedido de CPI.

Del Nero também tem intimidade com outros deputados federais que podem ser úteis contra a CPI. Ele é sócio do petista Vicente Cândido, vice da FPF e relator da Lei Geral da Copa. Guilherme Campos (PSD-SP) é vice regional de Campinas da federação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.