Topo

Perrone

Procuradoria da Prefeitura faz Odebrecht e Corinthians adiarem uso de incentivos para Itaquerão

Perrone

29/12/2012 10h05

Itaquerão ganha formas, mas CIDs não são liberados

Prefeitura, Odebrecht e Corinthians esperavam colocar em prática neste mês os incentivos para a construção do estádio de Itaquera. Porém, até esta sexta a liberação dos Cids (Certificado de Incentivos de Desenvolvimento) continuava emperrada.

De acordo com ata da reunião de ontem do Comitê de Construção do estádio, mantido pela prefeitura, os Cids ainda estão em estudo na Procuradoria Geral do município. A Secretaria de Finanças recomendou que a documentação fosse analisada pela procuradoria. O objetivo é evitar novos problemas jurídicos. A prefeitura já enfrenta ação na Justiça por causa de seu envolvimento com o estádio corintiano.

Kassab deve sair da Prefeitura antes de liberação dos CIDs

A demora na liberação dos Cids atrapalha a Odebrecht. A construtora usou os recursos que tinha para tocar a obra e chegou a admitir o risco de paralisar os trabalhos caso não pudesse contar com o dinheiro gerado pelos incentivos da prefeitura.

Os Cids são documentos que serão vendidos pela empresa que cuida do estádio e usados pelos compradores para pagar até 60% de impostos municipais. Se a procuradoria aprovar a papelada, poderão ser emitidos no primeiro lote Cids equivalentes a R$ 156.078.259,81.

As dores de cabeça do fundo que controla o estádio com os Cids começaram no dia 2 de outubro, quando foi protocolado o pedido de liberação dos incentivos. O Comitê de Construção sentiu falta de relatório de uma auditoria independente sobre os aportes financeiros na obra. Então, a análise foi encomendada à Pricewaterhouse Coopers e entregue à prefeitura no dia 30 de novembro.

Em sua última reunião, o Comitê de Construção não fez projeções sobre a data em que a procuradoria deve liberar a documentação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.