Topo

Perrone

Assessor de presidente do Corinthians diz ser contra mudança que permite volta de Andrés, mas minimiza discussão

Perrone

09/01/2013 11h05

O blog entrevistou Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga, assessor do presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e membro da comissão que estuda mudanças no estatuto do clube. Ele respondeu sobre a iniciativa de conselheiros de alterar a regra estatutária que obriga ex-presidentes a não disputarem eleição por dois pleitos seguidos.

 O objetivo da mudança é permitir a candidatura de Andrés Sanchez em 2014. O ex-presidente diz ser contrário a alteração, mas afirma que será "obrigado" a aceitar, se for o desejo da maioria. Leia abaixo o depoimento de Alvarenga.

"Sou contrário a essa mudança, independentemente de quem possa ser candidato. Sou contra porque não vejo motivo para mudar. Mas não vou sofrer se decidirem fazer a alteração. Acho que o Andrés foi o melhor presidente da história do clube e penso que ele deve voltar um dia.

Mas o clube está funcionando bem assim, com a regra atual. Por isso, nós da comissão não mexemos nessa questão. Como vários conselheiros pediram a alteração, ela será levada para o Conselho. Agora, não acho que seja um assunto tão importante para a vida do clube, não faz tanta diferença assim. O importante é que ninguém pediu para derrubar o veto à reeleição. Isso já me deixa satisfeito.

A questão mais importante que estamos discutindo é a mudança na forma como serão eleitos os conselheiros. Vamos acabar com os chapões [o associado vota em 200 nomes de uma só vez]. Propomos a redução de 200 para 150 conselheiros e vamos sugerir três formatos. No mais simples deles, o sócio vota individualmente nos candidatos, sem chapas.

Se eu serei candidato à presidência? Imagine, não tenho tempo. Preciso cuidar do meu trabalho."

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.