Topo

Perrone

"Convite" a corintiano Paulo Garcia inicia corrida eleitoral na Federação Paulista

Perrone

26/01/2013 12h00

 

Paulo Garcia recebeu sugestão para ser candidato

A próxima eleição para a presidência da Federação Paulista acontecerá só em 2014, porém, a movimentação nos bastidores já é intensa. A largada foi dada com uma sondagem a Paulo Garcia, derrotado nas últimas eleições e no Corinthians.

De acordo com pessoa próxima ao cartola, ele ouviu a sugestão de um interlocutor para se candidatar. Em seguida, se reuniu com dois líderes de sua campanha no Corinthians e concluiu que não é o momento de pensar em eleição. Isso porque o pleito está longe e ele passa por um momento difícil com problemas de saúde na família.

Mesmo assim, o assunto se alastrou. Há um grupo formado por conselheiros de diferentes clubes que aprova a candidatura. O blog apurou que Andrés Sanchez é um dos entusiastas. Há também gente do Palmeiras, conselheiro ligado ao ex-presidente santista Marcelo Teixeira e um aliado do são-paulino Juvenal Juvêncio no grupo.

Essa turma discute a possível candidatura de Garcia, mesmo sem ter o aval dele para isso. Aliado do corintiano disse ao blog que Paulo não autorizou ninguém a falar por ele sobre o assunto. Muito menos a fazer campanha ou articulações.

Mas essa tropa paralela acredita que lançar um candidato pode ser uma forma de os clubes terem  voz ativa na Federação Paulista. Seus integrantes criticam Marco Polo Del Nero por, segundo, eles pensar só em sua carreira política, abandonando os clubes. Dizem também que a FPF enriquece, enquanto os clubes pequenos desaparecem do mapa.

Falam em fazer oposição ao grupo de Del Nero, que deve ser candidato à presidência da CBF, mas indicará alguém para o posto. Um dos objetivos é recrutar ex-cartolas da FPF que se sentem abandonados pelo presidente da entidade.

Faz parte dos planos colocar na chapa outros membros da oposição dos grandes clubes, como Garcia. Eles teriam o apoio das atuais diretorias. Isso pacificaria as agremiações.

 

Vices da Federação Paulista, Vicente Cândido (1) e Reinaldo Carneiro (2) são cotados como possíveis candidatos da situação à sucessão de Marco Polo Del Nero

No entanto, o blog apurou que aliados de Garcia não enxergam com bons olhos a movimentação de Andrés Sanchez. Em conversas reservadas dizem que o ex-presidente pegou carona numa ideia ainda embrionária porque para ele é interessante cutucar Del Nero, seu desafeto. Andrés não fala com o blog.

Garcia é um nome simpático a alguns clubes do interior. No ano passado, ele manifestou discordância com a FPF em questões relativas ao Noroeste, então presidido por seu pai, Damião. Desde então, passou a ser visto por times pequenos descontentes com Del Nero como possível líder de uma futura oposição.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.