Documento de Lucas na Fifa ignora passagem pelo Corinthians, ameaçado de perder remuneração
O documento produzido pela Fifa para a transferência de Lucas não registra a passagem dele pelo Corinthians. O "passaporte do jogador", como é chamado o histórico do atleta emitido pela entidade, mostra o São Paulo como único clube dele, a partir dos 14 anos.
Dos 12 aos 14 anos não há equipes mencionadas, apesar de Lucas ter passado pelo Corinthians nesse intervalo. Deixou o Parque São Jorge aos 13 anos.
O problema para os alvinegros é que esse passaporte é o comprovante usado pela Fifa para determinar quais agremiações têm direito a receber 5% do valor das transferências internacionais. Essa fatia deve ser reservada pelos compradores para a distribuição a quem tem direito. É o chamado mecanismo de solidariedade.
No caso de Lucas, o PSG foi obrigado a separar 2,15 milhões de euros. Porém, sem ser reconhecido pela Fifa como clube formador, o Corinthians não conseguirá ao menos uma parte desse dinheiro. Na época da transferência, o clube avaliou sua parte em cerca de R$ 300 mil.
Para elaborar o documento, a Fifa reúne informações passadas pelas confederações dos países em que atuou o jogador. No caso do Brasil, as federações municiam a CBF.
Como já escrevi aqui, Lucas não chegou a disputar uma competição da Federação Paulista ou da CBF com a camisa do Corinthians. Atuou em partidas de futsal e de uma competição da Associação Paulista de Futebol de campo. Jogos por essa entidade não servem para a Fifa.
Luiz Alberto Bussab, diretor de negócios jurídicos do Corinthians, afirmou ao blog que o clube contratou um escritório de advocacia para tentar comprovar a passagem de Lucas pelo Parque São Jorge. Até entrevistas do jogador falando sobre o ex-clube devem ser usadas.
O alvinegro tem 18 meses a partir da data da transferência para tentar reverter a situação. Depois disso, a CBF poderá pleitear a quantia referente ao período em que Lucas tinha entre 12 e 14 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.