Topo

Perrone

Ajuda do Itamaraty a corintianos vai de protesto contra violação de direitos humanos a fim de 'solitária'

Perrone

13/03/2013 11h53

Corintianos presos na Bolívia

Os registros do Itamaraty acumulam exemplos de esforço do Governo brasileiro em favor dos corintianos presos na Bolívia. Uma dessas demonstrações foi dada no início do mês. Na ocasião, a Embaixada Brasileira em La Paz formalizou um protesto no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia contra o tratamento recebido pelos torcedores na cadeia.

Outra intervenção direta da diplomacia brasileira ocorreu quando alguns dos detidos acusados de envolvimento na morte de Kevin Douglas Beltran foram parar na "solitária". Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, um diplomata foi até Oruro e ajudou a convencer os responsáveis pela prisão a acabar com punição. Os corintianos foram castigados sob acusação de usarem telefone celular na cadeia.

São várias as queixas feitas pelos brasileiros sobre supostos maus tratos na Bolívia, como falta de higiene e problemas na alimentação. Por isso, a Embaixada do Brasil em La Paz enviou no começo de março uma "nota verbal" para o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, segundo a assessoria do Itamaraty. É um recurso usado na diplomacia para protestar.

Esse documento afirma que os bolivianos estão violando tratados de direitos humanos firmados por aquele pais e pede intervenção dos diplomatas locais.

O Itamaraty alega que o tratamento dado pela Embaixada Brasileira aos corintianos é o mesmo dispensado a cidadãos do país em situações semelhantes.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.