Topo

Perrone

Defesa de corintianos vai apresentar reportagem do "Fantástico" para autoridades bolivianas

Perrone

13/03/2013 06h00

 

Manisestação pela liberação dos 12 detidos

Os advogados dos corintianos detidos na Bolívia usarão reportagem exibida pelo "Fantástico" no último domingo para tentar colocar os brasileiros em liberdade. O programa da Globo mostrou imagens e a análise de um perito que garantiram ter havido a ajuda de um segundo torcedor ao menor que lançou o sinalizador responsável pela morte de Kevin Douglas Beltran.

Dois peritos também afirmam durante a reportagem que, pelas cenas estudadas, o jovem que assumiu a culpa parece mesmo ser o responsável.

A estratégia é provar que os 12 presos não podem ser considerados nem co-autores do assassinato do fã do San Jose já que o suposto "ajudante" está no Brasil.

Uma cópia e transcrições da matéria foram enviadas ao advogado boliviano e devem ser apresentadas nesta quarta às autoridades locais. Ao "Fantástico", Ricardo Cabral, advogado da Gaviões da Fiel, informou que Cristiano Rocha de Miranda, o Magrão, é quem aparece ao lado do menor em imagem de emissora da Bolívia. Ele teria segurado uma mochila a pedido do autor do disparo sem saber que o sinalizador fora retirado dela.

"Devemos ter uma reunião para apresentar a reportagem para as autoridades bolivianas. Saberemos se elas vão levar em consideração as evidências encontradas aqui no Brasil", disse Cabral ao blog.

Segundo ele, o Ministério Público de São Paulo enviou para a Bolívia, por meio do Itamaraty, a confissão do menor. Ela chegou a ser engavetada pela defesa corintiana, após os bolivianos afirmarem que ignorariam o depoimento.

Nesta terça, os corintianos tiveram um novo pedido de liberdade provisória negado. Os defensores tinham alegado falhas na detenção do grupo. Como demora de quase uma hora para realizar o flagrante. Isso teria feito com que corintianos que não estavam perto do disparo no momento em que ele ocorreu acabassem presos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.