Topo

Perrone

Em defesa na Conmebol, Corinthians usa até carta com elogios da Fifa à torcida

Perrone

01/03/2013 11h54

 

Fiel na final do Mundial de Clubes

A defesa enviada pelo Corinthians nesta quinta à Conmebol contém cartas de elogio da Fifa e da própria Confederação Sul-Americana à torcida do Corinthians.

As reverências foram feitas por conta da participação da Fiel no Mundial de Clubes. Luiz Felipe Santoro, advogado corintiano, anexou as cartas para engrossar seu argumento de que o episódio em Oruro foi um fato isolado. Pelo raciocínio dele, se até Fifa e Conmebol elogiaram o comportamento dos corintianos no Japão, não é possível afirmar que os torcedores são uma constante ameaça à integridade física de terceiros.

Com isso, ele tenta vitaminar sua tese de que não havia motivo pra o clube ser punido com a medida cautelar que prevê jogos com portões fechados. A presença da torcida não representa riscos, como não representou no Mundial, segundo sua tese.

Ele alega que medidas cautelares servem para garantir a integridade do procedimento disciplinar, assegurar a ordem processual e a eficácia da decisão final que venha a ser imposta. No entendimento do defensor corintiano, a pena com portões fechados não cumpre nenhuma desas funções. Pelo contrário, pode atrapalhar a decisão final. Se o Corinthians for absolvido, por exemplo, já terá sido punido sem volta.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.