Topo

Perrone

Desconfiada do Santos, DIS negocia com Barça sua parte por Neymar

Perrone

31/05/2013 06h00

Santos e DIS estão em pé de guerra por causa do dinheiro da transferência de Neymar. Uma tentativa de acerto entre o clube brasileiro e a empresa fracassou na última terça. Agora os investidores negociam diretamente com o Barcelona. Porém, ameaçam ir à Justiça se não entrarem em acordo até segunda.

Na última reunião, Odílio Rodrigues, presidente em exercício, e um membro do Comitê Gestor santista informaram a Roberto Moreno e Tiago Ferro, ambos da DIS, que o clube não concorda em repassar 40% do valor que recebeu para a empresa. Mas aceita negociar um valor inferior. Isso porque ela comprou sua parte diretamente do jogador, em 2009, e não do alvinegro.

A direção do time paulista também informou para a DIS que receberá  17,1 milhões de euros pela negociação, e não cerca de 28 milhões de euros como divulgado pela imprensa. Isso diminuiria a parte a que a DIS julga ter direito.

Pela versão apresentada pelo Santos, o valor é menor porque nem tudo será pago em dinheiro. Um acordo de cooperação técnica nas categorias de base entrou no negócio valendo entre 7 milhões e 8 milhões de euros, segundo a justificativa apresentada para a DIS. Conforme apurou o blog, a explicação foi que por essa quantia o Barcelona entregará ao Santos segredos de suas categorias de base.

A empresa achou confusa a versão. Desconfia de que se trata de uma forma de diminuir o valor a que ela tem direito. Por isso ameaça entrar na Justiça com um pedido de apresentação de documentos. Assim saberia exatamente o valor que tem a receber. Em seguida, poderia abrir um processo de apropriação indébita de dinheiro.

O caldo só não entornou de vez porque o Barça entrou no circuito. O primeiro lance dos espanhóis, recusado pela empresa, foi de 9 milhões de euros, pouco mais de 30% de 28 milhões.

Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa do Santos disse que "o Santos não confirma e nem comenta publicamente detalhes da negociação envolvendo o atleta Neymar. O contrato possui cláusula de confidencialidade". A DIS também não quis se pronunciar.

Atualização

Após o post publicado, representante do Barcelona disse ao blog que o clube não pagará a DIS por entender que já concluiu a operação. A empresa, no entanto, aguarda o desfecho do caso até segunda.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.