Topo

Perrone

Dirigentes avaliam que Governo Federal não defendeu Fifa de críticas

Perrone

22/06/2013 06h00

No discurso oficial, a Fifa evita atacar o Governo Fedral. Porém, o blog apurou que a cúpula da federação internacional avaliou não ter sido imediatamente defendida pelos governistas ao ser atacada em alguns dos protestos espalhados pelo país.

Os cartolas esperavam que as autoridades brasileiras argumentassem que a Fifa, beneficiada com isenções de impostos, não recebeu dinheiro público para tocar o Mundial. Queriam que representantes do Governo explicassem que a verba pública investida em obras de mobilidade urbana e no entorno dos estádios ficará como legado, depois da Copa do Mundo. Assim, não se trata de um benefício direto para a Fifa e, segundo os cartolas, não haveria motivo para o Mundial ser alvo de rejeição popular.

Também desejavam que o governo pregasse que boa parte da quantia usada para erguer novas arenas é fruto de empréstimo do BNDES. E que terá de ser paga pelos Estados. E Dilma Rousseff explicou exatamente isso em seu discurso na noite desta quinta-feira. Certamente, acalmou a Fifa.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.