Topo

Perrone

Candidatura de diretor jurídico do São Paulo ganha simpatia de ex-presidente Pimenta

Perrone

23/07/2013 13h28

Conquistar o apoio de ex-presidentes do São Paulo, influentes no Conselho Deliberativo, é uma das estratégias dos defensores da candidatura do diretor jurídico Kalil Rocha Abdalla à presidência do clube. Pelo menos um deles já demonstrou ser simpático à ideia. O blog apurou que José Eduardo Mesquita Pimenta, que presidiu o clube entre 1990 e 1994 , vê com bons olhos a candidatura de Kalil.

Pimenta foi sucessor de Juvenal, enfrentou acusações de má gestão, chegou a ter sua expulsão do quadro de sócios determinada pelo Conselho, mas conseguiu retornar. Já durante a gestão de Juvenal Juvêncio ganhou o título de sócio benemérito.

A ideia de lançar o diretor jurídico é uma tentativa de abalar a maioria conquistada por Juvenal no Conselho Deliberativo. Com apoio da oposição, incluindo nela ex-presidentes, e de parte dos conselheiros situacionistas, haveria uma chance de derrotar o candidato de Juvenal, ainda não definido. Ou ao menos de lançar um nome alternativo, já que só duas chapas podem ser lanças para disputar a eleição restrita ao Conselho. E existe a possibilidade de Juvenal apoiar dois nomes na tentativa de impedir um candidato da oposição.

Nessa estratégia, também entra Marco Aurélio Cunha, que puxaria votos de associados na eleição para 80 novos conselheiros. Os novatos ajudariam a diminuir a vantagem de Juvenal no Conselho. Após o pleito entre os sócios, Cunha pode desistir de sua candidatura, apoiar Kalil e virar vice de futebol, se o diretor for eleito. Isso se perceber que as chances do diretor são maiores.

Pelo ritmo das articulações políticas, nem parece que a votação será apenas em abril de 2014.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.