Topo

Perrone

Corinthians espera assinar com Caixa em 15 dias para receber empréstimo do BNDES até fim do mês

Perrone

01/08/2013 06h00

Espera por dinheiro do BNDES pode acabar em 30 dias

A expectativa do Corinthians é de assinar em até 15 dias os contratos com a Caixa para o repasse de R$ 400 milhões que serão emprestados pelo BNDES. Depois da assinatura, os corintianos esperam que até o fim de agosto o dinheiro para bancar parte da construção do estádio em Itaquera seja liberado pelo BNDES.

O acordo com a Caixa é a parte mais complicada por conta de uma série de burocracias. Agora, porém, estão sendo feito ajustes na minuta dos contratos. Assim que eles forem sacramentados a tendência é de uma rápida liberação no BNDES porque a direção do banco já aprovou o empréstimo para a Caixa.

Entre os trâmites burocráticos que precisaram ser enfrentados está a exigência da Caixa de que uma empresa credenciada por ela avalie os dois terrenos do Parque São Jorge oferecidos como garantida de que o clube pagará a dívida. A avaliação já foi feita e as áreas foram aprovadas, apesar de uma delas estar penhorada.

A Caixa pediu ainda uma análise na obra para checar se foram executadas as fases correspondentes ao dinheiro já investido. Essa etapa também  foi superada. Para a operação dar certo, a Odebrecht, responsável pela construção do estádio, também ofereceu garantias para o banco. Uma das hipóteses é a construtora pagar a dívida e virar credora do Corinthians.

O fato de o estádio corintiano demorar mais para receber dinheiro do BNDES do que outras arenas da Copa de 2014 é visto pelos envolvidos no projeto como uma prova de que não há favorecimento político. Se houvesse, o dinheiro teria saído rapidamente, sustentam os defensores da tese. Eles consideram a obra em Itaquera como a mais vigiada do Mundial.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.