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Governo de SP vai gastar R$ 52,2 milhões a mais do que previsto em obra na região do Itaquerão

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14/09/2013 06h00

Estourou em R$ 52 milhões o orçamento das obras do complexo viário de Itaquera, nas proximidades do futuro estádio do Corinthians. A diferença será paga pelo Governo do Estado, parceiro da prefeitura nas despesas.

Em setembro de 2012, o site da prefeitura divulgou que o gasto seria de R$ 478,2 milhões. Porém, na última quarta, o Diário Oficial de São Paulo publicou um documento que detalha os custos do projeto e prevê despesa de R$ 530,2 milhões.

Os gastos foram detalhados porque as obras em Itaquera fazem parte das justificativas do governo para apresentar um projeto de lei que permite ao Poder Executivo contratar operações de crédito com diversos tipos de instituições financeiras.

Um dos objetivos do governador Geraldo Alckmin é obter financiamento de R$ 360 milhões para completar a quantia que ainda precisa investir em Itaquera. O governo ficou responsável por R$ 397,9 milhões. Ou seja, a menos de um ano da abertura do Mundial, foram investidos apenas cerca R$ 37,9 milhões. A previsão inicial era de que o governo desembolsaria no total R$ 345,9 milhões. A parte da prefeitura não mudou, continua sendo de R$ 132,3 milhões.

Reprodução do site da prefeitura com prvisão de gastos feita em 2012

 

 

Reprodução do Diário Oficial com tabela atualizada de gastos

Segundo a assessoria de imprensa da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), um dos motivos do aumento dos gastos é a implantação de uma nova faixa em cada sentido de túnel que integra o complexo (lei a nota completa ao final do post).

O texto sobre o projeto afirma que "durante os jogos da Copa do Mundo 2014, o conjunto de viadutos melhorará a locomoção dos torcedores que passam pela região".

Porém, o fato de a área abrigar o estádio corintiano não aparece como principal justificativa para as obras. "O desenvolvimento desse Projeto levou em consideração que a Zona Leste de São Paulo, apesar de ter um contingente populacional expressivo, ainda apresenta deficiências quanto às oportunidades de emprego na própria região, obrigando a população a deslocamentos diários em direção à área central, sobrecarregando a infraestrutura viária e de transportes públicos, refletindo-se de forma negativa na qualidade de vida de seus moradores", diz trecho do documento.

O documento prevê gastos de R$ 75,7 milhões pela prefeitura com desapropriações na região.

Leia, abaixo a nota enviada ao blog pela assessoria da Dersa.

Quando da celebração do convênio para a implantação do Complexo Viário Polo Itaquera, em maio de 2011, as obras previam o túnel com duas faixas de rolamento. Estudos de demanda demonstraram a necessidade da inclusão de uma terceira faixa em cada sentido, o que consumiu recursos inicialmente previstos para o pagamento de reajustes contratuais e o gerenciamento integral do empreendimento.

Passado um ano, há a necessidade de conceder reajustes inflacionários aos prestadores de serviços.

Os recursos para a execução do Complexo Viário Polo Itaquera permanecem sob a responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O projeto de Lei citado permite que, se necessário, sejam captados recursos para financiamento de outras fontes, da parte que compete ao Estado.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.