Topo

Perrone

Odebrecht é remunerada para dar garantias à Caixa pelo estádio corintiano

Perrone

11/09/2013 06h00

 

Uma empresa da Odebrecht será remunerada por oferecer bens como garantia na operação em que o BNDES emprestará R$ 400 milhões para a construção do estádio corintiano. O pagamento será feito pelo fundo de investimentos que cuida das operações da arena e tem o Corinthians como um dos cotistas.

A Odebrecht Participações e Investimentos, pertencente à construtora do Itaquerão, apresentou garantias corporativas para a Caixa Econômica. O banco tomará o empréstimo junto ao BNDES e fará o repasse para que o dinheiro seja usado para bancar parte das despesas da obra. Segundo um dos envolvidos na operação, é comum empresas cobrarem uma taxa quando oferecem garantias nessas operações. De acordo com a mesma fonte, no caso do estádio corintiano, o valor cobrado pela empresa é menor do que as taxas praticadas no mercado.

O diário oficial desta terça publicou ata da reunião feita pelo fundo de investimentos Arena Itaquera em que o "contrato de remuneração de garantia" foi celebrado. O documento, datado do dia 31 de julho, não entanto, não revela quanto a empresa vai ganhar.

Apesar de a Odebrecht oferecer suas garantias para a Caixa, o Corinthians também apresentou dois terrenos da área de sua sede para garantir que o banco não levará calote. Essas propriedades foram avaliadas em R$ 415 milhões. Também foram dadas como garantia as receitas da arena.

Assim, se não receber o pagamento pelo empréstimo, a Caixa escolhe qual das três opções usará para receber a dívida. Pela ordem, deve preferir as receitas, as garantias dadas pela Odebrecht e, por fim, os terrenos do clube.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.