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Após ausências, Pelé aceita convite para sorteio da Copa

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26/11/2013 13h00

Ausente na abertura e na final da Copa das Confederações, Pelé aceitou convite de Joseph Blatter, presidente da Fifa, para participar do sorteio do Mundial.  O evento será no próximo dia 6 na Costa do Sauípe, na Bahia.

Ele apenas aguarda os organizadores definirem a logística da viagem e como será a sua participação no evento. O ex-jogador não sabe se será um dos responsáveis por sortear as bolinhas que definirão os confrontos.

Pelé é embaixador do Mundial pelo Governo Federal.  Por isso, sua ausência na abertura da Copa das Confederações causou desconforto no estafe da presidente Dilma Rousseff, vaiada no Estádio Nacional. A avaliação é de que a presença dele diminuiria o impacto do encontro da presidente com José Maria Marin, mandatário da CBF e do COL. O cartola não é visto com simpatia no Planalto.

O ex-jogador chegou a confirmar presença na final entre Brasil e Espanha, mas cancelou sua ida ao Rio de Janeiro por motivos pessoais.

Ele foi escolhido para representar o Governo Federal no Mundial no auge da queda de braço com a Fifa e o COL, então dirigido por Ricardo Teixeira. A ideia é usar a imagem do "Atleta do Século" para lembrar o brasileiro de que a Copa é também é um evento do País, não só da Fifa. Como embaixador, Pelé estrelou propagandas de TV para o governo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.