Topo

Perrone

São Paulo e FPF têm novo atrito

Perrone

19/11/2013 06h00

São Paulo e Federação Paulista entraram de novo em rota de colisão. A discórdia foi provocada porque Isidro Suita, vice de competições da FPF, apareceu em reunião no Ministério Público acompanhado de Márcio Della Volpe, presidente da Ponte Preta.

O encontro era para que São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos assinassem um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) sobre medidas para controlar as torcidas organizadas. A FPF foi convidada, mas a Ponte não. O time do interior foi para falar com o MP a respeito do veto a seu estádio no segundo jogo contra os são-paulinos pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Queria ajuda do órgão para liberar sua casa, porém, não conseguiu.

O blog apurou que um dos representantes do clube do Morumbi, Francisco Manssur, assessor especial de Juvenal Juvêncio, não gostou da presença do ponte-pretano. Disse para Suita que a federação causou constrangimento por levar o cartola de Campinas ao encontro. Isso porque um tema envolvendo os dois clubes passou a ser discutido diante de dirigentes de outras equipes.

Para piorar, o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, chegou a fazer uma intervenção em tom de brincadeira. Pediu para o São Paulo deixar a Macaquinha jogar em casa. Vale lembrar que recentemente Andrés Sanchez irritou os cartolas tricolores por criticar a redução de preços nos jogos no Morumbi.

Ao ouvir o protesto são-paulino, Suita respondeu que não intercedeu pela Ponte. Apenas deu uma carona ao presidente da Macaca.

No Morumbi, prevaleceu a impressão de que a FPF agiu politicamente a favor do time de Campinas. Os ponte-pretanos reclamam que seu estádio só foi vetado porque o São Paulo apresentou documentos para a Conmebol comprovando que ele não tem a capacidade mínima exigida, para 20 mil pessoas. Alegam também que o rival poderia ser compreensivo e aceitar a jogar no Moisés Lucarelli.

Por sua vez os são-paulinos exigem que o regulamento seja cumprido (o jogo deve ser em Mogi Mirim). E alegam que não têm motivos para fazer um favor para a Ponte. Lembram que no início do Brasileirão, torcedores do São Paulo não puderam entrar no estádio do adversário por causa de obras no setor dos visitantes.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.