Topo

Perrone

Mais torcedores perdem na Justiça, que recomenda ação da Lusa

Perrone

21/01/2014 11h33

Duas novas decisões da Justiça publicadas nesta terça no Diário Oficial de São Paulo negam pedidos de torcedores para que seja anulado o rebaixamento da Portuguesa no tapetão. Ambas as sentenças jogam para a Lusa a obrigação de processar a CBF e o STJD, algo constrangedor para os dirigentes.

Em sua sentença, proferida na última segunda, o juiz Paulo Ricardo Cursino de Moura diz que, embora o torcedor Bartolo Maciel Rocha seja sócio do clube, não há "relação jurídica de direito material que lhe permita discutir em juízo" uma decisão da Justiça Desportiva.

Para o magistrado, "eventual medida judicial deve ser tomada pela associação", que definirá a melhor diretriz a ser tomada.  O torcedor ainda pode recorrer da decisão tomada pelo juiz da 1ª Vara do Juizado Especial Civil regional de Santana.

Outro torcedor, Leandro Fernandez Sala apresentou uma autorização do clube para entrar com ação semelhante , de acordo com sentença publicada no Diário Oficial. O juiz João Batista de Mello Paula Lima, porém, entendeu que mesmo assim ele não tem legitimidade para representar a Lusa e declarou o processo extinto. Também cabe recurso da decisão.

Declarou o juiz da 1ª Vara Cível de Guarulhos que a Portuguesa deve ser representada por quem seu estatuto designar, não por quem seus diretores indicarem. Por isso afirma ser inócua a autorização apresentada pelo torcedor.

No último dia 7, a Justiça de São Paulo já havia considerado extinto pedido de torcedor da Lusa. Também foi alegada falta de legitimidade para agir pelo clube.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.