Topo

Perrone

Vice deixa FPF e dispara críticas

Perrone

22/01/2014 17h45

Após um ano no cargo, Orlando Rollo, conselheiro do Santos, deixou a vice-presidência da Federação Paulista para a região da Baixada Santista. Nas redes sociais,disparou contra as cúpulas da FPF e de seu clube. Fez duras críticas e afirmou ter pedido demissão após a entidade marcar dois jogos dos Santos para o mesmo dia em locais diferentes. Na última terça o time enfrentou o Audax pelo Campeonato Paulista no Pacaembu e o Atlético-MG pela Copa São Paulo em Barueri.

Procurado pelo blog, Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, evitou rebater as críticas. Porém, ele negou ter recebido um pedido de demissão do vice. Afirmou que é costume em dezembro um dos integrantes da diretoria comunicar que todos colocam seus cargos à disposição. O vice da Baixada Santista e Miguel Arcanjo Rollo, diretor de futebol amador, são os únicos não reconduzidos a seus postos, segundo Del Nero. Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos, foi procurado, mas não atendeu a ligação.

Leia a seguir entrevista com Orlando Rollo. Ao final dela, leia as declarações de Del Nero

O senhor pediu demissão?

Pedi e ela já foi aceita.

Quais os motivos?

Uma série de fatores. Havia um desgaste com questões envolvendo a Portuguesa Santista, outros clubes, o Santos. Tentava defender o Santos na FPF e nem os dirigentes do Santos demonstravam interesse em defender o clube.  Isso culminou com dois jogos importantes no mesmo dia, foi a gota d´água.

Tentou evitar os dois jogos no mesmo dia em locais diferentes?

 Entrei em contato com coronel Isidro Suita, vice de competições da federação. Ele disse que as datas já tinham sido divulgadas, por isso não poderia mudar.Também ouvi que se o Santos não reclamou, eu não tinha legitimidade para reclamar. Isso mostra que o clube está jogado às traças. Tentei falar com o Odílio Rodrigues [presidente em exercício do clube] mas ele não me atendeu.

 

O que mais viu na FPF que não concordou?

 As assembleias da Federação são piadas, são reuniões de faz de conta. No site da Federação Paulista você vê que o Marco Polo Del Nero foi reeleito com  100% de aprovação.  Tem essa aprovação porque criou um círculo vicioso que faz todo mundo aplaudir quem está no poder. E não é só lá, acredito que seja em todas federações. É impossível alguém conseguir ganhar uma eleição em federação sendo da oposição. Os clubes ficam de chapéu na mão e são obrigados a aceitar tudo por causa de questões financeiras. Não vejo transparência administrativa e financeira e os diretores agem como vaquinha de presépio. Acredito que em em todas as federações estaduais seja assim.

Deu alguma sugestão que foi rejeitada?

Apresentei uma alternativa para essa esdrúxula fórmula do Campeonato Paulista, mas não fui atendido. Essa fórmula nenhum torcedor consegue explicar. Mas o Marco Polo só vê os interesses dele. Minha sugestão era com dois grupos de dez,  com jogos de ida e volta, depois os campeões de cada grupo fariam a final. Mas acho que isso seria muito simples para o torcedor entender.

A seguir, depoimento de Marco Polo Del Nero ao blog

Sobre as declarações de Rollo

Não tenho nada a declarar sobre o que ele disse. Converso com presidente de clube e o clube está ciente de sua obrigações  e direitos. O Odílio Rodrigues é um grande presidente, sempre atuante.

Sobre a saída do vice-presidente

Todo final de ano os diretores colocam seus cargos à disposição. Eu mantenho ou não. Um diretor que costumeiramente faz isso disse que toda a diretoria colocava os cargos à disposição. No caso dele (Rollo), decidi que ele não seria reconduzido.

Mandei uma carta de agradecimento pelo trabalho prestado, então não teve pedido de demissão.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.