Topo

Perrone

CBF decide fazer Conselho Técnico da Série A sem Lusa e com Flu

Perrone

04/02/2014 13h51

A CBF decidiu convocar o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro da Série A sem a presença da Portuguesa e com o Fluminense. O encontro será nesta quinta, no Rio, com o objetivo de discutir detalhes do campeonato.

A exclusão da Portuguesa contraria decisão da 42ª Vara Cível de São Paulo que devolve ao clube os quatro pontos retirados pelo STJD como punição pela escalação de Héverton, suspenso, na última rodada do Brasileiro do ano passado. O castigo rebaixou a Lusa.

Procurado pelo blog, Carlos Miguel Aidar, advogado da CBF, confirmou que a entidade decidiu chamar o Fluminense e deixar a Portuguesa de fora da reunião.

"Existe decisão no Rio que mantém o Fluminense na primeira divisão. E derrubamos três liminares que davam razão para a Portuguesa em São Paulo. Estamos trabalhando para derrubar as outras. Agora, temos que seguir uma decisão ou outra. A CBF não poderia chamar os dois porque a reunião teria 21 clubes para um campeonato de 20. Depois ela poderia ser considerada nula. A decisão da 42ª Vara de São Paulo é tão absurda que pune a CBF em R$ 500 mil por dia se ela cumprir o que manda a Justiça do Rio", declarou Aidar.

Ele não vê risco de a confederação ser punida pela Justiça por não incluir a Portuguesa no conselho.

Em tese, o conselho pode discutir uma nova fórmula para o campeonato, a fim de acabar com o impasse.  O estatuto da CBF diz que ele tem, entre outras, a incumbência de fazer sugestões sobre a forma de disputa da competição. A entidade, no entanto, nega a possibilidade de virar a mesa para acomodar Lusa e Fluminense.

Segundo Aidar, a tabela do Nacional precisa ser divulgada até o dia 17 de fevereiro para não ferir o Estatuto do Torcedor.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.