Topo

Perrone

Veja, antes de Neymar e Barça receberem, carta em que Justiça pede contrato

UOL Interação

19/02/2014 12h04

O departamento jurídico da DIS, empresa do Grupo Sonda, deve entregar nesta quinta ao Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), carta rogatória que será enviada para Barcelona e Neymar. Nela, a Justiça brasileira pede que uma série de documentos referentes à transferência do atacante seja exibida.

Entre eles estão todas as propostas enviadas pelos espanhóis ao Santos e a Neymar, contrato entre os clubes para a realização de dois amistosos, documento sobre acordo relativo às categorias de base santistas, contrato pelo qual o Barça pagou 10 milhões de euros para a empresa dos pais do jogador a título de ter a preferência em sua contratação e o contrato de trabalho do atleta com o clube espanhol.

A DIS age em duas frentes. Numa, quer saber se amistosos e acordo envolvendo jovens promessas do Santos foram usados para diminuir sua participação no valor recebido pelo clube brasileiro na venda. Na outra, briga para ter direito a 40% dos 40 milhões de euros recebidos pela empresa da família de Neymar. Para isso precisa provar que a transação foi correspondente à aquisição dos direitos econômicos do jogador, dos quais ela tinha 40%.

A Justiça brasileira dá cinco dias, a partir do recebimento da carta rogatória (instrumento jurídico de cooperação entre dois países), para Barcelona e Neymar apresentarem a papelada.

Além de pedir a apresentação de contratos, o documento da Justiça também mostra detalhes da aquisição dos 40% pela DIS. Como, por exemplo, o fato de o agente do jogador, Wagner Ribeiro, ter recebido  da empresa R$ 500 mil em 2009 na compra dos 40% dos direitos que pertenciam ao jogador. O atleta recebeu R$ 5 milhões.

Confira abaixo, o documento na íntegra.

 

perrone_1_

perrone_2_

perrone_3_

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.