Topo

Perrone

Corinthians x Figueirense é agendado como 1º jogo 'padrão Fifa' em Itaquera

Perrone

20/03/2014 13h09

A partida entre Corinthians e Figueirense está programada para ser a primeira no "padrão Fifa" realizada no novo estádio do clube paulista. O jogo está marcado para o dia 17 de maio, ainda sem local oficializado pela CBF.

Porém, de acordo com o estafe corintiano que trabalha no estádio, foi combinado com a entidade máxima do futebol que a apresentação diante dos catarinenses será o "teste de validação da Fifa". Ou seja, será a primeira partida oficial com toda a operação nos moldes da Copa do Mundo, a menos de um mês do início da competição, na mesma arena.

O clube ainda não sabe quantos ingressos irá colocar à disposição para o jogo com o Figueira. E nem se usará as arquibancadas provisórias, instaladas para a abertura do Mundial. Para os corintianos, é importante que o evento tenha pelo menos cerca de 35 mil torcedores para simular as condições do Pacaembu. Mas para a Fifa o que interessa é ensaiar a partida inaugural da Copa.

A tabela da CBF marca para o dia 27 de abril Corinthians x Flamengo em Itaquera, entretanto, o clube ainda não tem certeza de que o estádio estará apto para receber esse confronto. Trabalha com essa data, mas tem dez dias antes do jogo para mudar o local. E, segundo os corintianos, apesar de nesta data o estádio já precisar estar à disposição da Fifa, não há previsão de que o jogo seja de "validação" para a entidade.

Pelo cronograma alvinegro, haverá um teste com público de 4 mil pessoas, outro para 14 mil e o terceiro, preferencialmente uma partida oficial, com 48 mil torcedores.

A Fifa só conta com o estádio pronto em maio, apesar de ter sido combinada a data de 15 de abril para a conclusão das obras.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.