Topo

Perrone

Copa tem até alambrado em praia para separar seleção estrangeira

Perrone

15/04/2014 11h02

O Diário Oficial da União publicou nesta terça uma das ações mais inusitadas dos governantes para atender a seus parceiros na Copa do Mundo. A prefeitura de Vitória foi autorizada a colocar um alambrado numa pequena faixa de praia na Ilha do Boi, bairro da capital do Espirito Santo, impondo limite aos frequentadores do local público. A justificativa é proteger as seleções de Austrália e Camarões.

A aprovação foi dada pela Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com a portaria, a separação será instalada numa faixa de praia de aproximadamente 3 m x 3 m na divisa do Hotel Senac com a área pública. O texto afirma também que o objetivo é oferecer uma barreira física num acesso vulnerável ao hotel que receberá as seleções de Austrália e Camarões. Porém, segundo o Portal Brasil, do Governo Federal, os camaroneses não ficarão lá, mas no Hotel Sheraton da Praia do Canto, também em Vitória.

Ainda conforme a portaria, a instalação do alambrado garante a segurança das delegações, "o que é compromisso firmado entre Município, Estado e Governo Federal com a Fifa". Mas a medida depende de aprovação de outros órgãos das três esferas de poder, especialmente da área ambiental.

A prefeitura tem até 30 dias após o Mundial para retirar a cerca do local.

Então, estamos combinados. Durante a Copa vale até cercar um pedacinho de praia para agradar à Fifa e às  seleções participantes.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.