Topo

Perrone

Futebol do Corinthians teve queda de R$ 31,8 mi em receitas no ano passado

Perrone

05/04/2014 10h19

Em 2013, ano em que o Corinthians desafinou na Libertadores e no Brasileiro, o departamento de futebol do clube teve uma queda de R$ 31,8 milhões em receitas brutas (cerca de 10%), sem descontar os impostos. É o que mostra o balanço financeiro do alvinegro.

No ano passado, a arrecadação bruta do futebol foi de R$ 279,1 milhões contra R$ 310,9 em 2012, ano de conquista da Libertadores e do bicampeonato mundial.

A maior queda, no entanto, é referente ao dinheiro da TV e já estava programada. A receita caiu de R$ 153,7 milhões para R$ 102,5 milhões.

Com patrocínio e publicidade, entraram nos cofres corintianos em 2013 R$ 60,1 milhões. No ano anterior, essa arrecadação tinha sido de R$ 64,6 milhões.

Também houve diminuição na venda de ingressos: de R$ 35,1 para R$ 32 milhões. Não é possível saber exatamente quanto o clube perdeu com seu programa de sócio-torcedor. Isso porque esse valor é calculado junto com premiações, loterias e outras receitas. A redução foi de R$ 23,5 milhões para R$ 15,3 milhões.

O que aumentou foi a receita com venda de atletas. Ela subiu de R$ 33,8 milhões para R$ 69,1 milhões.

Já as despesas do futebol cresceram de R$ 233,2 milhões para R$ 248,2 milhões.

Na soma dos números do clube inteiro, o Corinthians apresentou em 2013 um superávit de R$ 1 milhão. Tinha sido de R$ 7,5 milhões no ano anterior.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.