Topo

Perrone

Estação na Zona Leste improvisa quartel para proteger Itaquerão na Copa

Perrone

22/05/2014 14h47

Para evitar que protestos atrapalhem a abertura da Copa e outros jogos em Itaquera, o Exército manterá um batalhão de prontidão na Zona Leste de São Paulo.

Cento e trinta militares do 28º Batalhão de Infantaria Leve de Campinas ficarão alojados numa área na estação Carrão do Metrô, cedida gratuitamente pelo Governo do Estado e que fica a aproximadamente 10 quilômetros do estádio corintiano.

A Seção de Comunicação Social do Centro de Coordenação de Defesa de Área de São Paulo, ligada ao Comando Militar do Sudeste, confirmou ao blog que o local foi escolhido por sua proximidade com o palco do Mundial na cidade.

"A tropa em questão poderá agir preventivamente nesse eixo de atuação da defesa, com o objetivo de garantir a integridade de instalações e serviços que, se interrompidos, provocariam sério impacto à realização do evento", diz a resposta enviada ao blog.

No Estado de São Paulo inteiro, 4 mil militares ficarão em regime de "pronta-resposta" durante a Copa. No entanto, eles só agirão "como força de contingência, caso um pico de crise na segurança leve o governador do Estado a solicitar o apoio das Forças Armadas e a Presidência da República autorize seu emprego emergencial", afirma a seção de comunicação social.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.