Topo

Perrone

Venda de cerveja nos estádios depois da Copa subiu no telhado

Perrone

14/05/2014 06h00

A liberação da venda de cerveja nos estádios brasileiros após a Copa do Mundo dificilmente vai acontecer. Não houve entendimento entre setores do Governo Federal sobre o assunto. O principal entrave é a resistência do Ministério da Justiça.

Nesse cenário, o texto da regulamentação do Estatuto do Torcedor, que retiraria o veto, foi enviado para a Casa Civil da Presidência da República. Membros do Ministério do Esporte, que defende a venda de cerveja, consideram ser remota uma reviravolta. Depois da mudança no estatuto, os Estados e Munícipios que vetam a comercialização também teriam que derrubar suas proibições.

A dificuldade acontece porque o Ministério da Justiça teme que o consumo da bebida nas arenas aumente ainda mais os casos de violência entre torcedores. A discussão ocorre justamente no momento em que a pasta é pressionada a colocar entre suas prioridades o combate às brigas no futebol brasileiro.

Na outra ponta da corda, os integrantes do Ministério do Esporte favoráveis à liberação entendem que a comercialização de cerveja não vai influenciar na segurança. E argumentam que ela é importante para que os clubes faturem mais em seus estádios. A percepção é de que hoje boa parte do torcedor deixa para entrar na última hora nas arenas a fim de beber do lado de fora, sem gerar receita para os donos dos estádios.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.