Topo

Perrone

Del Nero tem estratégia para combater críticos de 'paulistanização' da CBF

Perrone

20/06/2014 01h30

Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista, afirma a seus interlocutores que vai morar no Rio de Janeiro, sede da CBF, entidade que presidirá a partir de 2015. O anúncio abafa críticas de presidentes de clubes e de federações contra a "paulistanização" da confederação. Recentemente, ele já passou a frequentar mais a cidade.

Apesar de se eleger sem precisar enfrentar um opositor, Del Nero, atual vice da CBF, é criticado juntamente com o presidente atual, José Maria Marin, por deixar a confederação com sotaque paulista. A dupla não despacha diariamente no Rio. E desde que Marin substituiu Ricardo Teixeira, funcionários e dirigentes da Federação Paulista passaram a atuar na confederação.

É o caso de Dino Gentile, dirigente da FPF, que atuou na reforma da Granja Comary e na construção da nova sede da CBF. Paulo Sérgio Feuz, advogado do escritório de Del Nero e diretor da Federação Paulista, e Ronaldo Piacenti Filho, ex-presidente do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da Federação Paulista, foram para o STJD da CBF.

Nos corredores da sede da confederação é dado como certo que o próximo passo do processo que deixa a CBF com as marcas de Del Nero é a troca da Volkswagen pela Chevrolet como patrocinadora da entidade. A Chevrolet patrocina o Campeonato Paulista e com a ajuda de Marco Polo passou a ser parceira de outros Estaduais.

A mudança do cartola para o Rio ataca o principal foco de insatisfação. Dirigentes de clubes cariocas e a federação local são ferrenhos críticos da "paulistanização" da CBF. Nos bastidores, eles falam em combater um aumento de poder dos clubes de São Paulo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.